Saúde Pública
Estado amplia vacinação contra gripe nas escolas do Paraná
Nova estratégia libera imunização para alunos de todas as idades, professores e funcionários durante ações realizadas dentro das escolas.
Publicado em 19/05/2026 às 12:05
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou o público-alvo da vacinação contra a Influenza para abranger toda a comunidade escolar do Paraná. A medida é exclusiva para as ações itinerantes realizadas pelas equipes de saúde nas instituições de ensino públicas e privadas.
Com a nova diretriz, a vacinação estará liberada para estudantes de qualquer idade e para todos professores e trabalhadores da escola. A campanha de vacinação contra influenza segue até 30 de maio.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforça a união de esforços entre as pastas do Governo do Estado. “Em parceria com a Secretaria da Educação, iniciamos nessa semana uma ampliação. Toda a comunidade escolar será vacinada. A merendeira, os professores, os seguranças, os inspetores de alunos, enfim, toda a comunidade escolar vai ter essa chance importante de colocar a nossa carteirinha de vacinação em dia”, destaca.
Bancos de leite do Paraná atendem 5 mil bebês em 2026 e reúnem histórias de superação
COMO FUNCIONA – A ampliação do público é válida exclusivamente para o momento em que a equipe de saúde estiver realizando a ação vacinal no interior da instituição de ensino.
Não muda na UBS - Os critérios de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecem os mesmos. Portanto, os novos públicos (estudantes e demais funcionários) não devem procurar os postos fixos para esta vacina, pois o benefício está condicionado à ação escolar.
A ampliação do público-alvo na ação escolar beneficia diretamente estudantes de qualquer faixa etária, abrangendo os ensinos infantil, fundamental e médio, além de todos os trabalhadores da educação das redes pública e privada.
Com isso, além dos professores, a proteção é estendida para auxiliares de serviços gerais, secretários, recepcionistas, equipes de apoio, segurança e demais trabalhadores que integram a rede de trabalho nas escolas.
Estado e Anvisa levam vacinação a aeroportos do Paraná com foco na Copa
CAMPANHA DE VACINAÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) intensificou o chamamento para a vacinação contra a gripe, que segue até 30 de maio. Com a chegada do frio, as autoridades reforçam que este é o período mais apropriado para a imunização, que é a principal ferramenta para prevenir casos graves, internamentos e óbitos pela doença.
Para garantir o atendimento, o Estado conta com mais de 1.800 salas de vacinação abertas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, para facilitar o acesso do público-alvo, diversos municípios realizam ações externas. Para receber a dose, o cidadão deve apresentar um documento pessoal e a carteira de vacinação.
Desde o início da mobilização, em 28 de março, o Paraná já registrou a aplicação de 1,5 milhão de doses do imunizante. Até o momento, o volume de vacinas estava concentrado nos públicos-alvo prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Agora, a estratégia ganha o reforço da comunidade escolar por meio das ações itinerantes realizadas pelas equipes de saúde dentro dos colégios.
Fonte: AEN
Notícias relacionadas
XIV Conferência Municipal de Saúde tem início nesta manhã
24/06/2026 às 11:09
Paraná é o 1º estado a usar Inteligência Artificial do Google no tratamento do câncer
18/06/2026 às 11:32
Mais de 3,5 mil alunos terão avaliação visual gratuita em Santa Terezinha de Itaipu
03/06/2026 às 11:47
Maria Cecília busca apoio para tratamento de escoliose e cirurgia na coluna em Brasília
01/06/2026 às 22:27
Luta Antimanicomial reforça cuidado com liberdade e respeito
18/05/2026 às 14:01
Hábitos saudáveis são essenciais na prevenção da hipertensão
22/04/2026 às 11:52