Mulheres
Paraná participa de conferência da ONU sobre direitos e igualdade das mulheres
Delegação paranaense participa de encontro da ONU em Nova York sobre direitos e protagonismo feminino
Publicado em 10/03/2026 às 10:54
O Paraná está representado na 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas (CSW70), realizada em Nova York, nos Estados Unidos, por uma delegação liderada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Considerado um dos principais fóruns globais da Organização das Nações Unidas voltados à promoção da igualdade de gênero e à ampliação dos direitos das mulheres, o encontro reúne representantes de governos, instituições internacionais e organizações da sociedade civil de cerca de 193 países.
A participação do Estado ocorre dentro da delegação brasileira que acompanha a programação do evento, promovido entre os dias 9 e 19 de março, na sede da ONU. A comissão tem como objetivo estimular o diálogo internacional, analisar avanços e discutir políticas públicas destinadas à garantia de direitos e ao fortalecimento do protagonismo feminino em todo o mundo.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, participa da conferência representando o Governo do Paraná e acompanhando os debates sobre políticas voltadas às mulheres.
Segundo ela, a presença do Estado no encontro permite compartilhar experiências e também acompanhar iniciativas adotadas em outros países. “Representar o Paraná na Conferência Global das Mulheres da ONU é apresentar nossas políticas públicas voltadas às mulheres, além de observar como diferentes países têm trabalhado para ampliar o protagonismo feminino, garantir acesso à justiça e enfrentar a violência”, destacou. De acordo com a secretária, um dos temas centrais desta edição é o empoderamento das mulheres idosas, assunto que dialoga diretamente com ações já desenvolvidas no Estado.
CSW70 – Nesta edição da conferência, os debates estão organizados em três eixos principais: fortalecimento do acesso à justiça para mulheres e meninas; ampliação da participação feminina nos espaços de decisão e no enfrentamento às violências de gênero; além do empoderamento de mulheres idosas.
Criada em 1946, a Comissão sobre a Situação da Mulher é um órgão ligado ao Conselho Econômico e Social da ONU, responsável por acompanhar a implementação de políticas globais voltadas à igualdade de gênero. Ao final de cada sessão, são definidas recomendações e compromissos internacionais que orientam políticas públicas e ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres.
DELEGAÇÃO PARANAENSE – A comitiva do Paraná é formada por 25 integrantes, incluindo representantes da Central Integrada de Apoio Familiar (CIAF), do poder público e da sociedade civil. Entre os participantes estão a deputada estadual e procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Cloara Pinheiro; a deputada estadual e líder da Bancada Feminina da Alep, Mabel Canto; a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi e integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), Mariana Neris; a chefe da Polícia Civil do Paraná e membro titular do CEDM/PR, Luciana Novaes; além de outras representantes de órgãos estaduais e instituições ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
Fonte: AEN
Notícias relacionadas
Ratinho Junior nomeia Zanicotti para novo mandato no MPPR
16/03/2026 às 08:55
Prazo para se inscrever na CNH Social termina na próxima segunda-feira
13/03/2026 às 13:54
Prefeito Bim cumpre agenda em Curitiba e apresenta projeto da Fespop 2026
10/03/2026 às 15:23
Santa Terezinha marca presença na posse da Associação de Vereadoras do Paraná
08/08/2025 às 09:44
Confira a pauta de hoje na Câmara Municipal de Santa Terezinha de Itaipu
11/03/2025 às 16:11